Troca das pastilhas de freio
Existem algumas maneiras de identificar se está na hora de fazer a troca das pastilhas de freio do seu carro:
- Modelos de veículos novos e bem equipados possuem no painel um indicador de desgaste das pastilhas, que informa a hora de trocá-las. Porém, são poucos os carros que possuem essa tecnologia. Uma alternativa caso seu carro não possua o indicador dependerá da sua audição. Você precisa ficar sempre atento aos barulhos do carro, nesse caso, principalmente quando pisa no freio. Se as pastilhas estiverem gastas, é comum ouvir um ruído metálico e, então, é hora de trocá-las.
- Outra maneira de saber a hora de fazer a troca das pastilhas de freio tem relação com os quilômetros rodados. A cada 5.000 km rodados é indicado fazer uma revisão nas pastilhas de freio. Já entre 30.000 e 40.000 km é obrigatório trocar as pastilhas, pois elas já estarão gastas.
<h1><span style="color: #333399;">Balanceamento</span></h1>
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<p><span style="font-size: small; color: #333399;">Assim como o alinhamento, o <strong>balanceamento</strong> também precisa de atenção. Trata-se de um procedimento que equilibra o conjunto roda/pneu/válvula ou câmara do veículo por meio de contrapesos de chumbo. A sua função é melhorar a estabilidade do veículo e, consequentemente, a dirigibilidade.</span></p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;"><br /></span></p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;">É preciso fazer balanceamento para que o carro fique equilibrado e o motorista, acima de tudo, se sinta confortável com a direção.</span><span style="font-size: small; color: #333399;">Quando os pneus sofrem colisões ou atritos muito fortes, eles ficam mais desgastados e, em sua maioria, ficam mais desgastados em um dos lados e, quando isso acontece, é preciso fazer o balanceamento. Por exemplo, se o motorista sentir trepidações na carroceria, há possível causa desbalanceamento das rodas traseiras, já de as trepidações forem sentidas na direção, há possível desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos são importantes! </span></p>
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<p><span style="font-size: small; color: #333399;">O <em>balanceamento</em> direciona os pneus para o ângulo correto quando tortos, esse procedimento pode ser feito de duas formas, usando o balanceador local (no próprio carro, sem retirar as rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do carro).</span></p>
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