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troca das pastilhas de freio
  • TROCA DAS PASTILHAS DE FREIO
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Troca das pastilhas de freio


Existem algumas maneiras de identificar se está na hora de fazer a troca das pastilhas de freio do seu carro:


- Modelos de veículos novos e bem equipados possuem no painel um indicador de desgaste das pastilhas, que informa a hora de trocá-las. Porém, são poucos os carros que possuem essa tecnologia. Uma alternativa caso seu carro não possua o indicador dependerá da sua audição. Você precisa ficar sempre atento aos barulhos do carro, nesse caso, principalmente quando pisa no freio. Se as pastilhas estiverem gastas, é comum ouvir um ruído metálico e, então, é hora de trocá-las.


- Outra maneira de saber a hora de fazer a troca das pastilhas de freio tem relação com os quilômetros rodados. A cada 5.000 km rodados é indicado fazer uma revisão nas pastilhas de freio. Já entre 30.000 e 40.000 km é obrigatório trocar as pastilhas, pois elas já estarão gastas.

<h1><span style="color: #333399;">Balanceamento</span></h1>
<p><span style="color: #333399;"><br /></span></p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;">Assim como o alinhamento, o <strong>balanceamento</strong> tamb&eacute;m precisa de aten&ccedil;&atilde;o. Trata-se de um procedimento que &nbsp;equilibra o conjunto roda/pneu/v&aacute;lvula ou c&acirc;mara&nbsp;do ve&iacute;culo por meio de contrapesos de chumbo. A sua fun&ccedil;&atilde;o &eacute; melhorar a estabilidade do ve&iacute;culo e, consequentemente, a dirigibilidade.</span></p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;"><br /></span></p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;">&Eacute; preciso fazer balanceamento para que o carro fique equilibrado e o motorista, acima de tudo, se sinta confort&aacute;vel com a dire&ccedil;&atilde;o.</span><span style="font-size: small; color: #333399;">Quando os pneus sofrem colis&otilde;es ou atritos muito fortes, eles ficam mais desgastados e, em sua maioria, ficam mais desgastados em um dos lados e, quando isso acontece, &eacute; preciso fazer o balanceamento. Por exemplo, se o motorista sentir trepida&ccedil;&otilde;es na carroceria, h&aacute; poss&iacute;vel causa desbalanceamento das rodas traseiras, j&aacute; de as trepida&ccedil;&otilde;es forem sentidas na dire&ccedil;&atilde;o, h&aacute; poss&iacute;vel desbalanceamento das rodas dianteiras. Portanto, ambos os eixos s&atilde;o importantes! </span></p>
<p>&nbsp;</p>
<p><span style="font-size: small; color: #333399;">O <em>balanceamento</em> direciona os pneus para o &acirc;ngulo correto quando tortos, esse procedimento pode ser feito de duas formas, usando o balanceador local (no pr&oacute;prio carro, sem retirar as rodas) ou no balanceador de coluna (retirando as rodas do carro).</span></p>
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